Você sabe como fazer uma estratégia de divulgação para as mídias sociais?
As mídias sociais são hoje em dia uma das mais poderosas ferramentas para aumentar a percepção e crescimento de uma marca ou negócio. Mas para uma presença consistente e bem-sucedida é necessário uma estratégia que atenda sua audiência.
A seguir daremos a você o caminho das pedras com 5 etapas simples para definir uma estratégia de mídia social:
1. Em qual mídia seu público é mais ativo?
O primeiro passa para uma estratégia bem sucedida é a escolha do canal certo de divulgação. Nem sempre estar em todas as redes sociais significa maior alcance e engajamento, como já dissemos em outro post. Portanto antes de começar a soltar conteúdo em todas as redes sociais, primeiro faça uma análise de seu público. O Google Analytics é uma ferramenta ótima para essa análise pois você poderá descobrir dados demográficos, comportamentos e atitudes para que você construa seu conteúdo e possa adequar ao que seu cliente procura.
Dentro das próprias redes sociais você também poderá acessar as métricas e descobrir quais posts engajam mais e qual a principal característica de seu público, produzindo os próximos conteúdos de forma mais assertiva e que atenda as dores de sua audiência.
2. Avalie o conteúdo dos concorrentes.
Antes de começar a construir seu conteúdo de divulgação e marketing, faça uma pesquisa com o que já existe na área. Analise o que já foi feito e o que tem resultado. Pesquisar os concorrentes de mercado é uma forma de conseguir entender o que o público procura, o que funciona e o que não dá resultado.
Além dessa pesquisa direta ao seu concorrente, pergunte para a sua audiência através das próprias redes o que ela precisa, quais suas dúvidas, as dores, o que sente falta ou gostaria de ver publicado. As pessoas adoram participar e com certeza você aumentará as chances de publicar um conteúdo que atenda suas necessidades.
3. Adapte o conteúdo para cada canal
Não seja preguiçoso e faça um conteúdo específico para cada canal.
É comum vermos empresas produzindo um único conteúdo e publicando em todas as redes possíveis, muitas vezes com o mesmo título, o mesmo layout ou vídeo. Não faça isso. Produza um conteúdo específico com a linguagem daquele canal, mesmo que seja sobre o mesmo assunto. Uma abordagem personalizada vai permitir que os clientes tenham uma ideia real do que o conteúdo está entregando e o relacionamento entre sua empresa e o seu cliente será muito mais próximo. Compreender cada canal e diferenciar a abordagem torna sua comunicação muito mais eficiente e atrativa.
4. Estabeleça metas e objetivos.
Estabeleça metas e objetivos para cada canal específico. Se você quer aumentar o engajamento, verifique ações que possam dar esse resultado. É importante definir metas claras e mensuráveis para conseguir criar o conteúdo baseado no que você quer atingir.
5. Estude as métricas e monitore cada canal.
Não adianta estabelecer metas, criar uma série de conteúdo diferente, publicar e nunca mais voltar para ver o que aconteceu. Você precisa acompanhar de perto tudo o que está acontecendo nas suas redes para ver o que efetivamente deu resultado (e poder replicar novamente) ou o que foi um fiasco (para deixar de fazer). Só acompanhando de perto as métricas para saber qual o resultado de cada postagem.
Esses 5 passos são essenciais para garantir seu crescimento nas redes sociais. E, claro, como sempre digo, as redes sociais são um canal de relacionamento e não somente de venda, portanto relacionar-se com seu público é extremamente importante. Seguindo esses passos você pode começar de forma efetiva e ter mais chances de resultados.